História


Inicialmente, a escola funcionou num edifício de 4 salas situado no lugar de Monte das Cruzes.
No ano de 1962, foi inaugurado um novo edifício pertencente ao Plano Centenários, onde a escola funciona até aos dias de hoje, contribuindo para a formação e desenvolvimento cultural da freguesia.   

A Escola é um edifício Plano dos Centenários, com dois pisos e quatro salas de aula. Em 2008 o edifício foi alvo de uma intervenção, com recurso a fundos europeus, de que resultou a remodelação do edifício com a sua ampliação com a construção de uma sala de informática, que nunca foi devidamente apetrechada, de um refeitório, de uma cozinha e de novas casas de banho.

Possui um recinto de recreio vedado, onde crescem algumas árvores plantadas pelos alunos. 

A este do edifício existe um do bloco que tem servido para as aulas de educação física,
em dias de chuva e para acolhimento dos alunos que não frequentam a CAAF.
As salas têm luz, artificial e natural, recebida através das suas janelas viradas para Sul. 




Localização

A Escola localiza-se no extremo Oeste do Concelho de Braga. 

Quem sai da cidade de Braga pela rotunda de Maximinos, seguindo pela estrada nacional 103, que liga a Barcelos, encontra por volta do km 8, uma povoação chamada Cabreiros.

Bem no centro da povoação, junto da Igreja, no lugar da Capela, fica situada a escola.


Meio

Situada no extremo Oeste do Concelho de Braga, Cabreiros é uma freguesia acolhedora, de origem tradicionalmente agrícola que, devido à proximidade de duas grandes cidades e ao desenvolvimento de inúmeras indústrias têxteis, na sua periferia, se vê transformada em aldeia dormitório de Braga, sofrendo de todos os males provocados pela crescente proletarização dos seus habitantes. 

A agricultura, que era a actividade económica predominante, quase desapareceu ou está entregue aos mais idosos. 

A grande maioria das mulheres trabalha na cidade como operárias fabris, deixando os filhos pequenos, a cargo dos avós, amas e irmãos mais velhos, Associação Cultural e Recreativo de Cabreiros (ACRC) e Componente de Animação e Apoio à Família (CAAF) a funcionar no edifício escolar e da responsabilidade da autarquia. 

Os homens ou estão emigrados ou trabalham nas cidades próximas. 

O nível de vida é razoável , não havendo a anotar casos de grandes carências materiais. 
Cabreiros, sendo uma freguesia entre duas cidades, é bem servida de transportes públicos, quer pela Transdev, quer pelos transportes Urbanos de Braga. 
A nível escolar, salientamos a existência da Escola EB 2,3 (email: ce@eb23-cabreiros.rcts.pt ) cuja rede abrange várias freguesias próximas, e ainda a Pré- Primária Oficial. 
Nesta freguesia existem duas equipas de Futebol, uma Banda de Música, um Rancho Folclórico,   um Grupo de Teatro e uma IPSS titulada pela ACRC.